Slide

Escrever é um dom?


Inúmeras pessoas ainda acreditam que a escrita é um dom do qual poucos possuem e este é o principal fator que justifica a péssima escrita que encontramos diariamente no nosso cotidiano. A escrita tem uma importância significativa na vida do ser humano e na construção da sociedade, sendo assim, uma prática necessária para toda a vida. No entanto, a ideia de que escrever é um dom tem se propagado através do tempo, e é comum algumas amigas minhas afirmarem que eu tenho o dom da escrita e por isso me tornei uma blogueira, mas será que isso é verdade? Sinceramente não! Eu não escrevo melhor por ter um dom especial, na verdade não sei se escrevo tão bem assim, eu simplesmente escrevo. 

Acredito que este é o segredo ou até mesmo a “fórmula mágica” para se escrever um bom texto, você deve apenas escrever.  Acreditar que o outro escreve melhor por causa de um dom é um mito ou até mesmo uma desculpa usada por uma parcela significativa de pessoas que não se empenham para desenvolver um texto coerente e interessante. Portanto, mesmo não sendo uma tarefa fácil transpor para o papel ideias e inspirações, tornando-as compreensíveis e interessantes para o leitor, é necessário exercitar esta atividade, pois a escrita é um meio de comunicação fundamental, é através da escrita que o individuo guarda um momento importante, uma fase da sua vida, com ela pode-se guardar a história da sociedade.

Depois de ouvir muitos comentários inválidos sobre este assunto espero que este texto contribua na sua construção de textos maravilhosos, na verdade tem uma dica que pode ajudar ainda mais, que é o exercício da leitura, isso mesmo, ler.  Não é preciso ler muito (quantidade), mas sim, ler bem (qualidade), pode ser apenas um livro por ano, no entanto, este livro deve possuir um conteúdo que enriqueça sua vida e seu vocabulário. Portanto, a escrita é uma construção social,  escrever não é um dom, mas sim, um exercício. É preciso se familiarizar com as palavras, criando o hábito de colocá-las em ordem, é necessário ser um bom leitor para assim escrever bem, ou seja, quem ler bem provavelmente irá escrever bem. Portanto escrever é um exercício que deve ser praticado.

É uma ótima oportunidade para começar a tirar os textos das gavetas não é mesmo. Bora praticar?


Beijocas *-*

0 comentários:

Postar um comentário