Slide

Como lidar com o medo da reprovação no vestibular


Depois de algumas reprovações, seja em anos seguidos ou mesmo em um só ano, a maioria dos estudantes começa a regredir.
É fácil perceber que, nesse momento, o medo começa a tomar conta da pessoa. Dois exemplos clássicos desse medo são representados em duas atitudes:


1) a pessoa precisa ler um texto de 15  páginas para uma prova que será realizada daqui a dois meses e acha que não vai dar tempo; 

2) a pessoa acha que tudo vai desgastar ela pra prova e não toca nos livros nos fim-de-semana, deixa de estudar à noite, acha que começou a engordar ou a emagrecer, acha que entrou em depressão, acha que 5 horas de estudo por dia vai forçar muito os neurônios e, por fim, acaba fracassando graças à própria loucura.

O interessante é que, percebendo que está com medo, a pessoa começa a disfarçar pra si mesma. Medita, ouve música o dia todo, dorme, lê sem entender, e usa todos os meios possíveis de fuga pra mostrar pra si mesma que não está com medo. Ridículo. O medo é saudável e faz parte da vida. É o medo que faz com que tenhamos cautela, desde crianças, ou seja, o medo é um sentimento, antes de mais nada, de autopreservação. Porém, devemos conviver com o medo como convivemos com um animal de estimação. Só um louco deixa que seu animal de estimação mande na "relação".


Como conviver com o medo
livros estudo
Duas medidas simples que fazem com que consigamos conviver perfeitamente bem com o medo de uma maneira saudável é pensar no que se ganhará com a aprovação e passar efetivamente a gostar do tal "frio na barriga".  
A primeira medida é perfeita para aqueles que preferem não pensar em nada, porque acham que o Universo conspira contra e vai achá-los presunçosos por fazer planos. Pura besteira, primeiro que ao criarmos planos pro futuro e listarmos as vantagens que teremos após um resultado positivo, ficamos de cara com a realidade e isso faz com que a gente lute com mais vigor pelos nossos objetivos; segundo que a natureza não entende nossos sentimentos, por mais que tenhamos esse delírio absurdo.
A segunda medida, a de encarar o "frio na barriga" é mais do que lógica. Um trapezista, em seu milésimo número, sente o mesmo frio na barriga que sentiu em seu primeiro número; o mesmo acontece com o paraquedista em seus pulos ou com o palestrante profissional em teatros lotados. O "frio na barriga" simplesmente faz parte da vida. O nervosismo excessivo aparece justamente quando tentamos acabar com esse pequeno nervosismo normal. Não há nada a temer.
Fonte: Papo de Estudante





0 comentários:

Postar um comentário