Slide

Top 5: Motivos para assistir Stalker!

Stalker é um suspense psicológico, que segue uma dupla de detetives (Dylan McDermott e Maggie Q) especializada em investigar crimes ligados à perseguição — incluindo voyeurismo, assédio virtual e fixação romântica. O detetive Jack Larsen tem uma confiança, personalidade forte e comportamento questionável que o colocaram em apuros antes, mas essas características podem se revelar úteis no seu novo emprego. Sua chefe, a tenente Beth Davis, é uma especialista em sua área, forte e focada, movida por sua experiência pessoal traumática como vítima. (Fonte: Minha Série)



1. Alerta de perigo: O termo Stalker ou Stalking é um termo em inglês que designa uma forma de violência na qual o sujeito ativo invade repetidamente a esfera de privacidade da vítima, empregando táticas de perseguição. Sabe aquela sensação de estar sendo observado ou vigiado? Então, essa prática inicialmente inocente, como por exemplo, ser seguido pela internet, principalmente diante de tantas redes sociais pode se tornar algo perigoso e muito grave. Sendo assim, a série surge abordando em cada episódio diferentes MO (Modus operandi), ou seja, modo de operação, a forma utilizada pelos Stalkers para designar uma maneira de agir e violentar suas vitímas.

2. Mensagem subliminar: As atitudes de um Stalker cotidianamente é confundida com zelo, ou até mesmo, excesso de dedicação. No entanto, a série mostra que a prática do Stalking consiste na vigilância exacerbada que uma pessoa dispensa a outra, sendo que muitas vezes essa pessoa força contatos indesejados e desnecessários. Com isso, a série transmite uma mensagem subliminar, ou seja, ela nos alerta sobre o enorme perigo de práticas tão inofensivas, como por exemplo, criar perfis, uma página pessoal com seus dados, fotos, enfim, compartilhar em espaços públicos intimidades e detalhes particulares com intuito de criar novas amizades e para que as pessoas possam se comunicar entre si é uma ferramenta indispensável para um perseguidor. Na sociedade atual o uso das redes sociais tornou-se inevitável, devido à necessidade que o individuo possui de estar interligado, sendo que a interação proporcionada pelas redes desperta nos indivíduos uma satisfação inestimável, além da mesma ser uma ferramenta eficaz e econômica, transformando-a na solução de inúmeros problemas.

3. Mecanismo de defesa: Apesar de ser uma série recente, Stalker demonstra inúmeras maneiras de se prevenir de um Stalker, sendo as redes sociais o maior catalisador da perseguição. O termo “Rede social” significa “pessoas conectadas”, ou seja, todo site que permite adicionar amigos ou seguidores, fotos, informações pessoais, acabam dando acesso a uma gama de possibilidades de contato entre diferentes pessoas. As redes sociais incentivam seus usuários a fazerem novos amigos, a interagir com gente de outros lugares, colocando-os em contato com outras culturas. Porém, as redes sociais também podem ser utilizadas para o mal, através da facilidade de conectar-se ao mundo, o usuário acaba não colocando em prática o conceito de público e privado, certo e errado, se perdendo em meio a tanta interação, transformando as redes sociais em um lugar propício a crimes diversos, tais como: ameaça, difamação, injúria, calúnia, discriminação, estelionato, falsa identidade e o mais perigoso, o phishing (é quando informações particulares ou sigilosas são capturadas para depois serem usadas em roubo ou fraude).

4. Conhecimentos necessários: Nem sempre há um motivo claro além da obsessão, por isso, um stalker (ou seja, o obcecado) muitas vezes pode ter apenas o intuito de amedrontar sua vítima, causar medo sem causar ferimentos fatais. Portanto, não se trata de uma prática claramente definida, logo, as atitudes de um perseguidor podem variar. Ele pode simplesmente permanecer à espreita, apenas observando a vítima. Como também, pode desenvolver atitudes mais diretas e amedrontadoras, como sequestrar, torturar, presentar a vítima com objetos macabros e indesejados, assim como, quebrar bens da vítima e até mesmo agredi-la.

5. O elenco: Dylan McDermott e Maggie Q esses nomes por si só já são motivos suficientes para dá uma olhada ao menos no episodio Pilot da série. Afinal, ambos são ótimos artistas, a Maggie Q é uma verdadeira rainha em Nikita e o Dylan McDermott traz toda uma perspicácia para a primeira temporada de American Horror History, interpretando um marido infiel e um pai ausente. Bora assistir? 

0 comentários:

Postar um comentário