Slide

Mulheres - Homens fêmeas?




“8 de março – Dia Internacional da Mulher: É uma das datas mais importantes, pois neste dia, no ano de 1857, as operárias da fábrica têxtil Cotton, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram uma greve, em protesto contra uma jornada diária de 16 horas e baixos salários. Como resposta à manifestação, os patrões mandaram incendiar o prédio e 129 mulheres morreram queimadas.”

A sociedade na qual vivemos é historicamente patriarcal. Desde tempos remotos as mulheres tiveram uma participação bastante discreta e quase inexistente na construção da sociedade. Caracterizadas como “senhoras dos lares”, elas tinham como dever o papel de cuidar da casa, dos filhos e do marido. No entanto, com o passar do tempo esta realidade veem sendo moldada de forma diferente, pois as mulheres foram a luta com o objetivo de conseguir os seus direitos. Trabalhando e lutando pela sua independência a mulher mostrou que é capaz de exercer vários papéis. Garantindo assim uma maior participação na sociedade.

Desta forma é perceptível que as mulheres vêm se destacando diariamente, conquistando cargos e títulos que há alguns anos as pessoas julgariam absurdos e até mesmo impossíveis. Como por exemplo, a presidência de um país, caso da primeira Presidente do Brasil – Dilma Rousseff. Porém ela não foi a única Mulher a marcar nossa história, pelo contrário, além dela, muitas outras mulheres deixaram marcas em nossa historia e provavelmente em nossas almas, tais como: Cleópatra VII, rainha que herdou de seu pai o trono de Egito (69-30 a.C.). A heroína Joana d'Arc, combatente francesa (1412-1431) que assumiu o comando do exército real em várias batalhas durante o reinado de Carlos VII.

No Brasil, também possuímos grandes mulheres que deixaram seus feitos e marcas registrados em nossa história. Como por exemplo: A militar Maria Quitéria, considerada a Joana D'Arc brasileira, (1792-1853) ela foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. E por fim, não poderia deixar de citar a atriz Leila Diniz, Leila Roque Diniz (1945—1972), conhecida como a "Mulher de Ipanema", defensora do amor livre e do prazer sexual é sempre lembrada como símbolo da revolução feminina, que rompeu conceitos e tabus por meio de suas ideias e atitudes. Além das mulheres citas, ainda existem muitas outras   mulheres que constituem a nossa historia e a nossa sociedade.

Todavia, vale ressaltar que as mulheres buscam não apenas conquistar o direito de serem tratadas iguais e de terem os mesmos direitos que os homens. A luta pela conquista de direitos iguais tornou-se uma luta para serem iguais, ou seja, as mulheres demonstram ter uma enorme necessidade de provar para sociedade que podem ser “Homens fêmeas”, ocupando não o seu espaço na sociedade, mas sim o espaço deles, o papel deles, o trabalho deles, tornando-se assim eles. Desta forma, passaram a lutar pela tropa, por cargos políticos, por pastas de chefia; ou seja, também quiseram dominar, manipular e tornaram-se tão machistas ou chauvinistas como o próprio homem.

Diante dos fatos expostos pode-se concluir que é necessário reavaliar o motivo da luta pela qual diariamente aumenta-se o número de mulheres.  Pois é, a luta por espaço e reconhecimento é uma luta justa e necessária. No entanto, Homens e Mulheres não são totalmente iguais, apesar de serem feitos da mesma matéria estes desempenham funções distintas em uma sociedade. Acredito que uma mulher pode (quando preparada) ocupar um cargo antes desempenhado pelos homens. Porém, é desnecessário e lamentável que para isso seja necessário criar uma “Guerra dos sexos”, com o intuito de provar que a mulher é tão boa ou até melhor que o homem. É inevitável, sempre existirá algo no qual a mulher se sairá melhor que o homem e vice e versa.

E por fim como diria Simone de Beauvoir - “Enquanto o homem e a mulher não se reconhecerem como semelhantes, enquanto não se respeitarem como pessoas em que, do ponto de vista social, política e econômico, não há a menor diferença, os seres humanos estarão condenados a não verem o que têm de melhor: a sua liberdade.” No entanto, ser semelhante não significa ser igual e muito menos tentar ser superior. Lembrem-se disso.


Um feliz dia internacional das Mulheres para todas!


0 comentários:

Postar um comentário