Slide

Castelo de Madeira!


Do lado de lá, do lado de cá
É sempre a mesma coisa "mano", o que quê eu vou falar!


O rap é uma arma contra a desigualdade é um dos principais pilares de um movimento cultural e artístico, o hip-hop, ele vem se esforçado na tentativa de denunciar e buscar soluções para fatores que tendem a paralisar a pretensão de progresso neste país tais como, a pobreza, a violência urbana, a violência policial, a discriminação racial, o resgate da autoestima dos afro-brasileiros, as altas taxas de desemprego, de desigualdade na distribuição da renda e no uso das drogas, a falência da rede educacional, chacinas, dentre outros.

Portanto na música “Castelo de Madeira”, o grupo “A Família”, tenta mostrar a realidade em que muitos brasileiros se encontram, a canção expressa um pouco sobre a situação da vida dos menos favorecidos em nossa sociedade, ela é principalmente dedicada para aqueles nasceram ou por algum motivos tiverem que ir morar em favelas, nos barracos de madeira em cima de um morro equilibrando-se entre as drogas e as violências, em uma luta entre escolher o caminho do bem ou o caminho da perdição.

É importante ressaltar que a desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas. Outro fator que agrava essa situação é a violência que cresce a cada dia.

Podemos perceber que o ódio que faz com que uma pessoa se torne violenta sempre tem razões anteriores. Na maioria das vezes que vemos depoimentos de pessoas envolvidas com violência, as mesmas tiveram na infância situações onde o pai era ausente ou se presente espancava a mãe, a miséria fazia com que os pais vendessem drogas por um prato de comida, pais entregavam filhos para adoção ou até mesmo abandonavam os filhos. Essa série de situações traz uma ira e desejo de vingança contra tudo e todos.

Hoje traficantes têm tomado o poder de algumas grandes cidades brasileiras e prejudicado cidadãos de bem com o intuito de atingir as autoridades. A cada dia que passa pessoas são mortas, espancadas e abusadas para que alguém excluído do mundo mostre que alguma coisa ele sabe fazer, mesmo que isso seja ruim.

É necessário salientar que esta não é uma música comercial, que tem como objetivo o lucro e a fama, pelo contrario, esta música é uma mensagem clara e bastante objetiva direcionada não apenas aos cidadãos de nossa sociedade, mas também aos responsáveis por ela, ou seja, os políticos e governantes, os detentores de poder e capital. Pois as autoridades mesmo sabendo de todos esses acontecimentos não tomam nenhuma posição.

0 comentários:

Postar um comentário