Slide

Laços de sangue!


Muitos brasileiros descendem de povos africanos. Por isso, conhecer a historia da África nos faz conhecer melhor nossa própria historia. Porém recentemente surgiu em nosso cenário escolar uma questão antes não abordada, “a África não é um país, sim um continente”, mesmo aparentemente sendo absurda esta afirmação é bastante comum, pois mesmo sabendo a importância do negro na construção da identidade cultural brasileira, apenas são abordadas esta participação no contexto, “Brasil colônia”, onde os negros eram escravizados, desta forma a informação que possuímos do continente africano é pouco diante do que existe de modo efetivo.

A África é um continente possuinte de inúmeras diversidades, porem sabe-se que existem uma grande quantidade de desigualdades sociais, no entanto estas desigualdades não devem sobrepor os outros aspectos que este continente possui, pois na sociedade africana existem riquezas tanto cultural como territorial.

Um continente rico em florestas e com uma fauna diversificada, composta por animais como: elefantes, tigres, girafas dentre outras espécies, mostrando-se um lugar cheio de magias e com um povo belo e inteligente que buscam em seu cotidiano superar as adversidades.

No entanto o continente africano é lembrado por muitos apenas no contexto da miséria omitindo dessa forma os outros inúmeros aspectos positivos. Pois a sociedade africana também possui uma alegria, mesmo porque miséria e dificuldades são componentes presentes em qualquer sociedade.

As diversas representações associadas a essa importante sociedade africana estão fortemente arraigados no nosso imaginário, seja pela contribuição da mídia, pela pouca informação que se tem em relação ao continente africano, ou pela deturpação das informações que se tem a respeito deste. O fato é que se percebe a predominância de duas imagens quando se faz referencia ao continente africano, de um lado o lugar do exotismo cultural e de outro, da fome, da miséria e das estatísticas trágicas.

É necessário ampliar o conhecimento da sociedade, desconstruindo os estereótipos e trazendo a tona como se caracteriza verdadeiramente o continente africano. Pois é possível analisar a África com um olhar histórico, sem criticas e preconceitos perante os seus aspectos.

(Luciana Andrade)

0 comentários:

Postar um comentário