Slide

Revolução francesa!



Ocorrida na França, teve inicio no final do século XVIII, mais o maior apogeu ocorreu no inicio do século XIX. A finalidade desta revolução foi derrubar o Antigo Regime, poder existente na sociedade na época, onde os privilegiados eram os feudais da nobreza, os valores que predominavam eram os aristocráticos da nobreza, a educação era controlada pela igreja, existia um grande respeito à tradição e as famílias de nome.

Com isso na revolução francesa, caracterizava-se na esperança de melhor qualidade de vida, expressada pelo terceiro estado que era composto pelos plebeus, ou seja, camponeses, burgueses, intelectuais, profissionais liberais, pequenos negociantes e sans-culotes, portanto era formado por aqueles que possuíam menor renda monetária. E a revolução ocasionou uma melhor qualidade de vida.

Com a revolução novos valores foram introduzidos na sociedade, valores tais como: igualdades jurídicas, governantes foram submetidos às leias da Constituição, os três poderes foram separados e o caminho para o desenvolvimento do capitalismo e da indústria foi liberado. Aos poucos a revolução deixou de pertencer apenas à França, conseguindo triunfo em todo o mundo, situação que ocorreu pelo fato da revolução não pertencer apenas à burguesia, mas também aos camponeses, trabalhadores liberais e intelectuais iluministas.

No antigo regime, ou seja, no Estado Absolutista quem pagava imposto era apenas o terceiro estado (os plebeus, com menos valor monetário) que financiava o primeiro e o segundo estado. O primeiro estado era composto pelo clero, ou seja, bispos, arcebispos e cardeais e o segundo estado era formado pela nobreza, portanto as famílias antigas que possuíam “sangue azul”, os nobres. O problema era que o primeiro e o segundo estado gastavam muito e o tesouro real esta vazio, empréstimos não supriam mais as dividas, diante dessa situação o que deveria ser feito? Essa era a pergunta que atormentava o rei Luís XIV, que buscou ajuda com um banqueiro que propôs que a nobreza e o clero, também pagassem impostos. Indignados e irritados os absolutistas queriam continuar esbanjando dinheiro e explorando o terceiro estado ampliando os impostos.

Foi acionada a Assembleia dos Estados Gerais, onde estavam presentes conselheiros dos três estados, ao tomar conhecimento da proposta do banqueiro o terceiro estado aceitou a ideia de dividir igualmente os imposto, mais o primeiro e o segundo estados preferiram continuar como estavam, só se beneficiando. A partir deste impasse de opiniões o terceiro estado elaborou a Constituição, com o proposito de eliminar o absolutismo.

Uma revolução difícil e sangrenta, mais o rei não poderiam lutar contra uma multidão armada, que agia por conta própria. Contudo, com base nos ideais iluministas foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proporcionando uma melhor qualidade de vida para sociedade francesa. É importante lembrarmos as pessoas que contribuíram para este progresso como os jacobinos, que levaram a revolução ao apogeu da radicalização e ao mesmo tempo em que tomaram varias medidas a favor do povo, liderados por Robespierre, os jacobinos eram os pequeno-burgueses, intelectuais e profissionais liberais, tendo grandes ligações com os sans–culotte. Napoleão Bonaparte também contribuiu para este progresso, ele simbolizou ao máximo a civilização burguesa com todos os seus mitos sobre a igualdade de oportunidades e a força invencível do talento, da juventude e da audácia. A revolução francesa teve o seu comando, a França espalhou os ideais revolucionários por toda a Europa.

É perceptível que esta revolução teve grande importância tanto para historia como também para a nossa historia, com ela o sistema absolutista e os privilégios da nobreza chegaram ao fim. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, com a declaração dos direitos do homem e do cidadão, que esta presente em nossa sociedade ate hoje.

2 comentários: