Slide

O ser semelhante!


Os corpos humanos são tão diversos e ao mesmo tempo tão iguais. As mudanças possibilitaram aos seres humanos, melhores chances de sobrevivência. No entanto o processo de evolução das espécies proporcionou aos mesmos a ilusão de superioridade diante do seu semelhante, desta forma surge um problema em nosso contexto social, no qual as pessoas são caracterizadas como melhores e piores.

Estudos científicos mostram que todo ser humano possui a mesma capacidade intelectual, Isso se aplica a todos os seres humanos presente em nosso planeta, mas é instigante observarmos a nossa rica diversidade e, ao mesmo tempo, triste ao perceber como há uma tendência ainda hegemônica em justamente capturar essas diversidades, aprisionando-as em padrões mercadológicos.

Desta forma é necessário conscientizar a sociedade da igualdade das espécies, pois não existem provas de um ser classifica-se como melhor e outro como pior. Diante desta ilusão de superioridade os seres humanos humilham o seu semelhante e classificam a sociedade por classes sociais. Portanto a ilusão de superioridade e a briga por poder transformou a nossa sociedade em um lugar desigual onde só sobrevivem os mais fortes fisicamente e intelectualmente.

Desta forma pode-se concluir que somos iguais mesmo tentando ser diferentes. A sociedade acredita que ser diferente é importante. Porém na realidade somos todos iguais e parte de um mesmo todo. Somos diferentes em roupas, níveis de ensino, nacionalidades, religiões e até em aparência, mas por dentro, nossa essência é una. Pois sentimos as mesmas dores, preocupações, e facilmente conseguimos nos colocar no lugar do outro, mesmo quando não queremos. No entanto às vezes parece que as pessoas se esquecem disto, e tornam-se diferentes para serem únicas, quando na realidade não são.

2 comentários: