Slide

O fantasma do vestibuuuuuular!



Oi oi, gente

A pedido da minha prima Andrielle, futura universitária (amém!), vim fazer um post sobre.. tam tam ram ram.. VESTIBULAR.

Meu primeiro (e único até, agora) vestibular, eu fiz no final de 2008, pra UFBa, justamente pra Engenharia Elétrica. Era o mesmo ano em que eu estava terminando o ensino médio, com 16 anos. Todo mundo (quer dizer, um monte de gente que achava que eu não ia passar) me aconselhou a fazer um curso técnico antes, o quê, pra falar a verdade, é o passo mais acertado pra quem vai fazer um curso de Exatas. Mas quando eu vi que tinha passado, desisti de fazer curso técnico. Grande erro.
Pra começar, (1) se vc vai fazer um curso de graduação na área de Exatas e está saindo do ensino médio, de escola pública, faça um curso técnico.

Normalmente, essa época do ano é cheia de stress: além do colégio, tem gente que faz cursinho (eu acho ótimo, me arrependo de não tem feito, ajuda muito pra quem teve um ensino médio capenga), Enem, n vestibulares... Essa é a época de se jogar! Então, (2) tenha calma quando for fazer cada uma das provas. Mesmo quando se está preparado, o nervosismo pode acabar com qualquer pessoa.
Além disso, (3) não deixe que a concorrência te intimide. Confie em você mesmo. Quando eu fiz, na mesma sala que eu, entraram umas 15 pessoas vestidas com a farda do melhor colégio particular da minha cidade. Sabe o que eu pensei: "FERROU!" Mas eu passei, e soube de um monte de gente dessa escola que não passou. hahahaha

Sabe o que é ótimo também? (4) Comida! Quando eu fiz Enem, ainda era o tradicional (não fiz mais depois que mudou pra essa bagaceira toda), mas aquela prova me deu um sono terrível. Parecia que eu tava drogada. Então, comida pra dentro. Mas em compensação, não tive tempo pra comer em nenhuma outra prova. A parte ruim é que é muuuita zoada. Malditos saquinhos de salgadinhos/som de refrigerante/plástico de bala que desconcentram os coleguinhas que estão fazendo prova.

Pra concluir, (5) tenha um plano reserva. Não se fixe em uma prova só. Tenha opções em mente. E (6) reze, ore, faça promessa e peça por sorte. Sinceramente, acho que nada como sorte pra te colocar numa faculdade, principalmente se for pública. É claro que estudar, se dedicar e estar preparado é importante (muuuito), mas ninguém dispensa um empurrãozinho né?
Vestibular não é o monstro que um monte de gente pinta, não é o fim do mundo não passar. Apesar de ser uma grande conquista ser aprovado, isso não vai garantir o seu futuro. Acredite quando te disserem que entrar é fácil, o difícil é sair formado de lá, belê?

xoxo

*Confira outros posts no Várias Facetas

3 comentários:

  1. HaHa, amei as dicas, estou precisando mesmo, porque nessas horas o nervoso bate mesmo :)

    ResponderExcluir
  2. Sorte, eu gosto disso *-*
    To na expectativa de entrar em uma faculdade, só não sei que curso eu quero!!
    Ótimas Dicas!!

    ResponderExcluir